quarta-feira, 16 de julho de 2008

ATIVIDADE 02

As mídias na educação.
A televisão e o vídeos estão sendo colocados de lado, com a chegada do computador e da internet na escola, mas estes recursos também são importantes, só precisam ser aplicados de maneira correta para surtirem o efeito desejado.
O autor levanta questões importantes neste sentido:
  • "A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto."
  • "As tecnologias também ajudam a desenvolver habilidades, espaço-temporais, sinestésicas, criadoras. Mas o professor é fundamental para adequar cada habilidade a um determinado momento histórico e a cada situação de aprendizagem."
  • "Primeiro deve-se valorizar o que é valorizado pelas crianças, depois procurar entendê-lo do ponto de vista delas, para só mais tarde, propor interações novas com os produtos conhecidos."

A televisão também educa, mas é importante mostrar para as crianças que existem programas instrutivos, que ao assisti-los estamos tirando deles informações que nos auxiliaram em nosso aprendizado, mas que também não podemos nos espelhar em tudo o que vimos na televisão, desta forma estaremos mostrando o lado positivo e o lado negativo deste meio de comunicação.

Eu sou uma pessoa que aprendo muito mais fácil se visualizo uma situação, por exemplo, um determinado assunto fica mais claro se for para mim explicado através de filmes, reportagens, ou coisas neste sentido, sou muito do visual.

Da mesma forma vejo o meu aluno, então acredito que o uso de vídeos e televisão enriquecem as aulas, pois esclarecem e tiram dúvidas, mostram fatos que simulam o ocorrido e desta maneira tudo se torna mais claro.

Sou a favor do uso da TV e do vídeo na escola, mas como já mencionado, não apenas para distrair o aluno e sim para enriquecer o seu conhecimento.

Referência:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm

Nenhum comentário: